Ciência

Nascida da filosofia, a ciência se estabelece formalmente como forma de saber no século XVII, com a publicação do Novum Organum de Francis Bacon, o pai do empirismo. Nesse tratado, Bacon visava superar a lógica aristotélica, presente no Organum, de Aristóteles, e ao fazê-lo, acabou criando as bases para o advento de uma nova forma de saber, a ciência.

Posto isso, a ciência é uma forma sistemática e organizada de obter conhecimento sobre a realidade natural e social que cerca os seres humanos e que busca compreender as leis e princípios que regem o universo. Ela é baseada na observação e na experimentação. Seus procedimentos incluem a formulação de questões de pesquisa, a revisão da literatura científica existente, a elaboração de hipóteses e teorias, a coleta e análise de dados, a interpretação dos resultados e a comunicação dos achados para a comunidade científica e para a sociedade em geral (LAKATOS; MARCONI, 2010; CHALMERS, 1993).

Dentre as diversas modalidades de pesquisa científica, citam-se: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, estudo de caso e pesquisa intervencionista (pesquisa participante e pesquisa-ação). Todos esses tipos de pesquisa utilizam métodos de investigação específicos, são eles: pesquisa de campo, pesquisa experimental (inclui controle de variáveis), pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, também chamada revisão bibliográfica.

Além disso, a ciência é uma atividade humana que se desenvolve historicamente e que é influenciada por fatores sociais, políticos e econômicos (BACHELARD, 1996). Nesse sentido, ela é uma construção social que está em constante evolução e que pode ser influenciada por diferentes perspectivas teóricas e ideológicas (FOUCAULT, 1999).

É importante mencionar que a ciência desempenha um papel fundamental na compreensão do mundo e na solução de problemas práticos, e contribui para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da tecnologia (POPPER, 1972). Por essa razão, esse contínuo processo de investigação e descoberta demanda a constante revisão dos conhecimentos adquiridos.

Dessa forma, pode-se dizer que a ciência é uma forma de conhecimento que busca compreender a realidade a partir de um método sistemático e crítico, que é influenciado por fatores sociais e históricos e que está em constante evolução (KUHN, 2013).

Referências:

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf&gt;. Acesso em: 28. abr. 2023.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

POPPER, K. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Brasília: Editora UnB, 1972.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close